Como se preparam os cavalos da Escola Portuguesa de Arte Equestre? Agora tem a oportunidade de acompanhar as manhãs das “estrelas da EPAE”.
Todos os dias (exceto domingos, segundas feiras e o último sábado de cada mês*) visite, a partir das 10h30, o Páteo da Nora (na Calçada da Ajuda), as suas cavalariças, e observe os cuidados que os tratadores têm com os cavalos Lusitanos da Coudelaria de Alter Real (coudelaria fundada em 1748 pelo rei D. João V, com o fim de melhorar a criação cavalar portuguesa e dar à "Real Picaria" a dignidade e a qualidade de uma academia equestre ao nível do melhor que existia nas Cortes Europeias). Assista, ainda, no picadeiro exterior, aos exercícios de aquecimento e desenvoltura feitos pelos cavaleiros trajados à época que, respeitando o ritmo, a saúde e as necessidades físicas de cada cavalo, asseguram a instrução adequada destes para o elevado nível das Galas e Espetáculos da EPAE. A partir das 11h30, siga, no Picadeiro Henrique Calado, envolvido pelos acordes musicais, a preparação dos exercícios e coreografias da Arte Equestre Portuguesa que recriam o ambiente de encanto que se vivia na corte portuguesa do séc. XVIII.
*com exceção de março, maio, junho e dezembro
- Período: - As “Manhãs da Arte Equestre” decorrem de 3ª a Sábado (à exceção do último sábado de cada mês/dia posterior à realização da “Gala”);
- Local: - EPAE na Calçada da Ajuda/Belém;
- Horário: - Atividades no “Páteo da Nora” a partir das 10H30...
- Atividades no “PHC/Picadeiro Henrique Calado” das 11H30 às 12H30